O uso ritualístico religioso da Ayahuasca, há muito reconhecido como prática legítima, constitui-se como manifestação cultural indissociável da identidade das populações tradicionais da Amazônia e de parte da população urbana do Brasil, cabendo ao Estado o dever de garantir o pleno exercício dessa manifestação como, também, o direito à liberdade religiosa.
Essas são algumas das motivações que fundamentaram a Resolução nº01 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), de 25 de janeiro de 2010, na qual aprova e normatiza o uso da Ayahuasca em contextos religiosos, entendendo que pela relevância do seu valor histórico, antropológico e social, é credora da proteção do Estado Brasileiro.
O livro Eu venho de longe. Mestre Irineu e os seus primeiros companheiros dos autores Paulo Moreira e Edward MacRae, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, apresenta de forma rigorosa e bem documentada a história de Raimundo Irineu de Mattos, mais conhecido como Mestre Irineu, fundador da Doutrina do Santo Daime.
A obra é de extrema relevância para os estudiosos sobre o tema, pois apresenta documentos, fotos e depoimentos inéditos que embasaram a narrativa dos autores. Não obstante, possui valor histórico e cultural, uma vez que revela com rigor científico e documental, a vida de um personagem importante da história do Estado do Acre e da cidade de Rio Branco, além de criador de uma doutrina religiosa considerada, por alguns, como a única genuinamente brasileira.
Para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) o livro também pode ser um importante instrumento de esclarecimento sobre as origens e as bases doutrinárias desta religião, demonstrando sua conexão com raízes culturais tradicionais da região norte do Brasil e seu sincretismo a partir das tradições católicas, indígenas e africanas.
PAULINA DO CARMO ARRUDA VIEIRA DUARTE
Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas – Adjunta
Receba as publicações "Eu Venho de Longe: Mestre Irineu e seus
companheiros" por e-mail
Informe seu email para receber novos artigos
0 comentários:
Postar um comentário