quinta-feira, 7 de junho de 2012

::REPORTAGEM NA RÁDIO DA GLOBO DO MARANHÃO - Imirante.com - Biografia de maranhense que fundou o Daime será lançada nesta sexta-feira ::

OUÇA A ENTREVISTA DO AUTOR DO LIVRO PARA A RÁDIO DA GLOBO NO MARANHÃO
http://imirante.globo.com/miranteam/imags/%7B29D2DF55-4B7F-4A13-A441-5E5225DAE7FC%7D_PONTO%20FINAL%20RITA%20DAIME.mp3

E VEJA ABAIXO A ENTREVISTA PUBLICADA NA PÁGINA DA GLOBO NO MARANHÃO

SÃO LUÍS – Vai ser lançado, nesta sexta-feira (1º), às 19h, na Casa de Nhozinho – rua Portugal, n° 185, Praia Grande – o livro "Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros" – de Paulo Moreira e Edward MarRae –, com entrada gratuita. O livro mostra a história de Raimundo Irineu Serra, o "Mestre Irineu", nascido no município maranhense de São Vicente de Ferrer, na região da Baixada Maranhense, a 275 km da capital. Poucos conhecem a história de Mestre Irineu, responsável pela fundação, no Estado do Acre, da religião genuinamente brasileira chamada Daime. Na oportunidade, vai ser exibido o vídeo do "I Encontro da Diversidade Cultural Ayahuasqueira", realizado pelo Ministério da Cultura (MinC).

De acordo com o antropólogo e pesquisador Paulo Moreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos autores do livro, trata-se de uma biografia, ainda, de um resgate histórico da religião fundada pelo maranhense, que deixou o Estado no início do século XX, no chamado "primeiro ciclo da borracha".
"A religião iniciou, oficialmente, em 1930. Até 1970, o Daime era mais conhecido localmente. Na década de 1980 e 1990 é que ela começou a se propagar pelo Brasil e pelo mundo", explicou o pesquisador em entrevista ao Imirante na manhã de hoje.
O trabalho de pesquisa durou onze anos, entre a pesquisa em si e a edição e revisão do livro, publicado, em conjunto, pelas editoras da UFBA, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (Abesup), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
  Receba as publicações "Eu Venho de Longe: Mestre Irineu e seus companheiros" por e-mail   

Informe seu email para receber novos artigos




0 comentários:

Postar um comentário