segunda-feira, 18 de junho de 2012

DECORAÇÕES DE SÃO JOÃO NO DAIME


Foto: Flávio Lopes
Esta foto de adereço decorativo faz parte de nossas publicações sobre as festas do mês de junho no Daime. As decorações juninas passaram a fazer parte da Doutrina do Daime conforme o Mestre Irineu introduziu o ritual de hinário vinculado ao calendário festas de santos cristãos (1). Muitas sedes (igrejas) mantêm as decorações durante o  ano inteiro.
Geralmente os simbolos empregados nestes adereços estão correlacionados a comoslogia do Daime, estrela de seis pontas, estrela de cinco pontas, cruzeiros, e outras simbologias. Podemos então falar de um tipo de identidade do culto que se vinculou diretamente a estas festas, e também de muitos seguidores da religião que se especializaram na confecção desses materiais decorativos. Assim, passou a existir no Daime decorações em bandeirolas e adereços com aspectos próprios, uma estilística diferenciada dos adereços e bandeirolas empregadas nas festa juninas comuns no Brasil. Dessa forma, podemos falar que no Daime cultiva-se uma estética própria, que por consequência faz parte dos saberes da Doutrina, que são repassados de geração a geração, dando identidade a cultura material da Doutrina. 
(1) Veja também o video: “FOI NUM FESTEJO DE SÃO JOÃO QUE O TRABALHO DE HINÁRIO COMEÇOU” neste site sobre este este assunto. 
    
  Receba as publicações "Eu Venho de Longe: Mestre Irineu e seus companheiros" por e-mail   

Informe seu email para receber novos artigos


0 comentários:

Postar um comentário